terça-feira, 22 de março de 2011

Água: milagre da vida


     Este é com certeza um tema recorrente, mas como não falar sobre esse elemento tão fundamental à vida, justamente hoje, O Dia Mundial da Água.  Há 18 anos, as Nações Unidas, criaram uma data especial para que o mundo inteiro refletisse sobre a importância da água, esse recurso natural que vem emitindo sinais de escassez e de verdadeira fadiga com os maus tratos que recebe do ser humano, cujo corpo é composto, justamente, por 70% desse líquido precioso.
     Não vou aqui, nesse espaço, "chover no molhado", todos, adultos e crianças conhecem os benefícios que água tem sobre a vida.
     A preocupação, contudo, vem diante do fato de que quase nada ou nada tem sido feito, de forma efetiva, para proteger esse recurso natural, cada vez mais escasso no planeta. As medidas de proteção aos rios, lagos e aqüíferos brasileiros praticamente inexistem; e as campanhas de conscientização, com a finalidade específica de sensibilizar as populações para a importância do uso racional da água, não surtem efeitos. E, passando essa data, o tema volta ao esquecimento e como diz o ditado: "o povo tem a memória curta", então, farei valer outro ditado, oportuno para o assunto em questão: "água mole em pedra dura..."
     E, justamente, o Brasil, que, segundo dizem, possui o maior reservatório de água doce do planeta, parece, que tão somente por isso, sua população acredita não precisar usar esse recurso de forma sustentável. Nada é eterno. Precisamos garantir às gerações futuras uma qualidade de vida, e para isso, precisamos começar a partir de agora, já, nesse momento. Chega de postergar medidas simples que podem ser adotadas diariamente: não escovando os dentes e nem lavando a louça com a torneira aberta; não lavando pátios e calçadas, de maneira exagerada; procurando, sempre que possível, utilizar a água da máquina de lavar, para limpar o chão; controlando o tempo do banho... Para quem não sabe, o óleo de fritura que usamos em nossa casa, é um dos maiores vilões da poluição doméstica. Cada litro polui 1 milhão de litros de água, tornando-se um agente poluente muito nocivo. Se jogado direto nos rios, o óleo prejudica a oxigenação da água, tornando-a imprópria ao consumo; se jogado ao solo, o óleo impermeabiliza-o, favorecendo enchentes. E, até mesmo em nossa casa, se despejado na pia, este óleo pode provocar entupimentos, mau cheiro e servir de fonte para alimentação de insetos e roedores. Motivo esse que faz com que eu, aqui em casa, tenha sempre reservado aqueles frascos vazios de amaciantes, para poder armazenar todo o óleo que foi utilizado em frituras, depois de cheio eu os levo até o posto de coleta para que possa ser reciclado. Ações simples que não dão nenhum trabalho e ainda nos permitem cuidar do meio ambiente. Eu faço a minha parte e você? Nunca é tarde para começar, pense nisso e nas gerações futuras. A vida, assim, estará garantida, e as futuras gerações agradecerão.

 

Um comentário:

  1. Fico impressionada com a similitude de nossos pensamentos! Inclusive já fiz um sistema de reaproveitamento da água da chuva, com sisterna para lavar calçamento, lavar carro e molhar plantas...e entendo que todos deveriam ter conscientização ambiental. Basta cada um fazer sua parte para a economia da água do nosso planeta. E, para quem não sabe, o Colégio Maria Auxiliadora está coletando óleo de cozinha, e com ele irá fabricar sabonetes e sabões com seus alunos. Grande atitude!!!Sigam essa dica!!!

    ResponderExcluir