quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Boicota Baixaria Brasil!



A
 polêmica está lançada: houve estupro na “casa” ou não, e o país repentinamente não fala de outra coisa: o “escarcéu” ocorrido na 12ª edição do Big Brother Brasil.Quanta perda de tempo! Por que as pessoas não se mobilizam de fato com assuntos efetivamente relevantes: corrupção, segurança, saneamento, planejamento urbano, educação, saúde, pedofilia, abuso de poder, nepotismo, o avanço das drogas, a violência etc? Há tanta coisa a ser tratada com urgência que, sinceramente, não consigo entender o alarde feito em cima de um programa tão decadente como o Big Brother. Os podres "subliminares" como, por exemplo: as intrigas, o sexo pelo sexo, a vadiagem, os conchavos, tudo isso tem como exclusiva finalidade: o enriquecimento fácil de um único participante e o envolvimento absoluto daqueles que assistem ao reality show, assim como elevar a conta bancária dos patrocinadores e da própria emissora.
No total, foram investidos cerca de R$ 103 milhões em cotas de patrocínio nacional do programa. Já imaginaram essa quantia sendo investida em projetos sociais, algo que viesse a contribuir para um Estado mais digno e justo. Quantas escolas não ficariam mais preparadas se recebessem um centésimo desse valor?  Enquanto isso, esportistas, artistas, escritores e tantos outros profissionais comprometidos com projetos de transformação e inclusão social não conseguem auxílio financeiro para levar adiante suas esplêndidas ideias. Então eu me pergunto, como anunciantes que pretendem dar a suas marcas, os tais certificados de qualidade, podem investir em tanta vulgaridade? Onde está a tal responsabilidade social e até mesmo civil dessas empresas que deveriam ser a favor da cidadania e, sendo assim, jamais financiar tamanha baixaria? E como a síntese do programa é de que o espetáculo tem que continuar - tantas vezes lembrado pelo seu apresentador, Pedro Bial - supõe-se que a lógica da emissora e de quem patrocina o pobre e decadente reality show seja a seguinte: doa a quem doer o “negócio é rentável” por isso vamos continuar faturando. A estratégia é uma só: quanto mais "barraco" melhor. No entanto, justiça seja feita, por trás dos bastidores, onde o lucro é certo, cumprindo o seu papel de “vaso sanitário”, está o telespectador, o principal financiador desse medíocre programa.
Assim sendo, sob a tutela alienada, a grande massa, se deixa levar desgraçadamente por essa leva de informações e relações fragmentadas, onde o individualismo e a superficialidade ganha fôlego e ares de modernidade. As evidências sinalizam que o famigerado “picadeiro” fornece munição completa a rupturas ideológicas e nada acrescenta a lacuna cultural existente na sociedade. Logo, se conclui que a maior perversão que se monta no reality show é a falta de compromisso com aspectos fundamentais que levem a uma consciência mais cidadã. E, se essas controvérsias, entretanto, forem propícias à elevação da audiência e consequentemente do faturamento, a Globo continuará a “reciclagem” desse lixo anual chamado Big Brother.
 Então, BOICOTA BAIXARIA BRASIL!



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